A liberação miofascial do quadril consiste em uma técnica de massagem que se concentra no alívio da dor nos tecidos miofasciais.
Este procedimento pode ser feito também em outras regiões do corpo que apresentem pontos gatilho para dores, como por exemplo, o ombro e as costas.
Além disso, também podemos realizar a liberação miofascial do quadril pelo tratamento de ondas de choque.
Quais as principais doenças ou lesões que podem ser tratadas?
O tratamento com a liberação miofascial de quadril pode ser realizado para qualquer patologia que esteja relacionada com o tecido miofascial e seja caracterizada por rigidez ou nódulos dessas estruturas.
Este tecido é uma rede que se espalha por todo o corpo, conectando os músculos, articulações e ossos, além de fornecer suporte para os órgãos.
A fáscia parece uma única folha de tecido, no entanto, existem várias camadas que funcionam juntas. Além disso, entre as camadas existe o líquido hialurônico, que proporciona elasticidade e estimula a amplitude de movimento.
Quando este líquido se torna espesso, pegajoso ou seca, pode impactar no desempenho desses tecidos, podendo restringir o movimento dos músculos e articulações.
A dor miofascial pode ser difícil de identificar, pois pode irradiar da área de origem e se espalhar.
Como o tratamento é feito?
A liberação miofascial do quadril pode ser feita por massagem ou pelas ondas de choque.
No caso da liberação miofascial do quadril com o tratamento de ondas de choque, o procedimento acontece no consultório, sem anestesia.
Aqui na clínica, fazemos as sessões de uma hora. A aplicação das ondas acontece por meio de um gel e o paciente sente um pouco de dor na região a ser tratada.

Então, durante a sessão, o paciente vai dando o feedback para o nível de energia adequado. O número de sessões depende do grau e tipo de doença.
Já na massagem de liberação miofascial, seu terapeuta passa um tempo sentindo seu tecido miofascial em busca de áreas que são particularmente rígidas.
A terapia de liberação miofascial costuma ser intensa e dolorosa, pois o terapeuta usará as mãos para massagear e esticar o tecido miofascial e eliminar nós.

Em alguns casos, o terapeuta pode usar ferramentas adicionais, como por exemplo, uma bola ou um rolo de massagem para ajudar na separação do tecido.
Quais cuidados o paciente deve ter após uma sessão?
Cada pessoa terá uma sensação diferente após as sessões.
Em alguns casos, o paciente pode sentir um relaxamento e alívio imediato da dor após o tratamento de ondas de choque ou a terapia de liberação miofascial de quadril por massagem.
No entanto, alguns pacientes podem sentir um cansaço, piora da dor ou sensação de peso na região tratada por 24 a 48 horas.
Assim, se houverem incômodos, será possível realizar compressas de 20 minutos de gelo no local.
Além disso, será interessante associar a reabilitação motora à liberação miofascial para garantir um tratamento mais completo.
Quais os benefícios deste tratamento para o paciente?
A liberação miofascial do quadril pode trazer uma série de efeitos positivos ao paciente, por exemplo:
- Melhora da dor;
- Melhorar a rigidez;
- Melhorar a amplitude de movimento;
- Aumenta o processo de recuperação natural do corpo;
- Ajuda no relaxamento geral;
- Melhora a circulação;
- Alivia o estresse.
Assim, caso você sinta dores no quadril, saiba que existe uma ampla gama de possibilidades terapêuticas, a depender de cada caso.
O mais importante, é que você não precisa viver com os incômodos!
Procure um ortopedista especializado para fazer o diagnóstico e te ajudar com o tratamento ideal para seu caso.